Boletos A modalidade de cobrança por boletos bancários ainda é amplamente utilizada por empresas no Brasil e pode ser uma alternativa para gerar grandes volumes de cobranças. É necessário, porém, a criação de uma carteira de cobrança junto ao seu banco e, com o fim do boleto sem registro, é importante que seja feita uma avaliação de custos que envolvem as tarifas da Carteira, a tarifa de cada boleto emitido e o envio.
O sistema AIVIS funciona como um intermediário entre sua empresa e a instituição financeira, facilitando a emissão e organizando os pagamentos.
Os boletos são criados em Contas a Receber, mas aqui é o lugar ideal para acompanharmos a movimentação, fazermos as atualização de pagamentos e muito mais.
Encontre seus boletos
As informações são organizadas de acordo com o Status dos boletos e o mês atual. Por padrão, sempre vai iniciar filtrado pelo vencimento, isto é, mostrando todos os boletos gerados que possuem vencimento no mês corrente. Ao alterar para Emissão, serão mostrados todos os boletos que foram emitidos no mês corrente. Podemos ainda mudar para Recebimento e ver todos os boletos recebidos no mês e por fim mudar para Remessa e ver os boletos que tiveram remessa geradas no período. Observe que ao mudar a ordenação pelo tipo de Status, a descrição no filtro também altera ficando fácil identificar como a lista está ordenando.
Podemos também cadastrar uma Carteira de Cobrança rapidamente e exportar o arquivo Remessa, assim como importar o arquivo Retorno. Remessa é o arquivo que é enviado ao banco com as informações para o registro dos boletos. Retorno é o arquivo gerado pelo banco contendo as informações dos pagamentos feitos. Durante a importação do arquivo retorno é feita a conciliação e a baixa automática dos boletos no sistema.
É possível informar um recebimento de um boleto manualmente clicando em Receber direto na lista.
Ações para boletos
Ao clicar em um boleto e em mais informações, serão exibidas as Ações. Podemos baixar ou enviar o boleto por e-mail, ver o Status, receber manualmente, alterar para Sem Remessa (vai retirar o boleto da remessa) e remover o boleto.
Todo boleto emitir vai para fila e será incluído na próxima remessa. Para retirar um boleto da remessa é necessário alterar para Sem Remessa.
Boa dica
Confira atentamente as informações cadastradas e não inicie a cobrança dos seus clientes antes de testar todas as funcionalidades como a EMISÃO, o REGISTRO através de arquivo remessa e a CONCILIAÇÃO com o arquivo retorno. Só depois de vários testes você estará seguro e apto a fazer cobranças por boletos. Crie um Boleto de R$ 5,00, por exemplo, envie o arquivo remessa, pague o boleto no banco e importe o retorno. Certifique-se que o boleto foi corretamente registrado, que o banco acusou o recebimento e que o sistema conseguiu conciliar.