Contas Empresas usam diversas contas para fazer a movimentação financeira, seja conta corrente, caixa, cartões de crédito, ou qualquer outro tipo. Por padrão o sistema Aivis cria um Caixa Interno, mas você pode criar as contas que necessitar.
Todas as contas
Nesta tela, temos as Contas e os Saldos. Para o Caixa Interno, por exemplo, você cadastra o saldo e ela vai alterar de acordo com as movimentações. Da mesma forma ocorre com contas bancárias, a diferença é que o saldo é atualizado pelo extrato. No caso da conta bancária, podemos ainda criar carteiras de cobrança, importar o arquivo OFX do banco com as movimentações e consultar o extrato. Ainda é possível alterar saldos sempre que necessário e, no caso de Contas Bancárias, importar a movimentação para ter o Saldo e o Extrato atualizados.
Cadastre suas contas
Clique em NOVA CONTA para cadastrar e insira os dados. É muito importante que as informações estejam corretas, principalmente se for uma conta bancária. Assim, será possível emitir boletos, importar arquivos, atualizar o Saldo, o Extrato e ao final é só salvar e a conta estará cadastrada.
Cadastre suas carteiras
Com uma conta bancária cadastrada, você pode cadastrar também uma Carteira de Cobrança. Escolha o banco, a conta e em seguida é só clicar em NOVO para preencher os dados. Se Você ainda não cadastrou uma Conta Bancária, pode fazer na própria tela da Carteira de Cobrança ou ir em Contas e cadastrar.
Importante ressaltar que o Sistema Aivis funciona como um facilitador e organizador, não tendo qualquer relação com a instituição financeira. Cabe ao detentor da conta bancária entrar em contato com o seu gerente e habilitar uma carteira de cobrança que atenda às suas necessidades.
Extrato bancário
O extrato tem toda a movimentação feita na conta e você deve manter sempre atualizado. O ideal é criar uma rotina diária para importar o arquivo no início do dia e ou no final.
Boa dica
É essencial testar a emissão de Boletos Bancários imediatamente, para se certificar de que está funcionando e tirar as dúvidas sobre esse procedimento. É sua a responsabilidade inserir corretamente os dados, fazer as ações da forma exigida e testar com antecedência.
Mantenha sempre o seu Saldo atualizado, essa é a melhor forma de identificar possíveis diferenças que podem ocorrer quanto aos valores que circulam na empresa. Crie rotinas diárias e mantenha-se sempre informado.
Nunca misture sua vida financeira pessoal com a do seu negócio. Tenha uma conta corrente específica e exclusiva para fazer a movimentação financeira da sua empresa.